jueves, 27 de febrero de 2014

"O embaixador da paz".-

Kanji Inoki nasceu em 1943 no Japão, na cidade de Yokohama. Perdeu seu pai ainda criança e aos 14 anos veio ao Brasil com sua família trabalhar numa fazenda de café.

Com 1,90m aos 17 anos ( portanto muito alto e forte se comparado aos seus conterrâneos ), Inoki chamou a atenção de Rikidozan, um Lutador Norte- Coreano naturalizado japonês que estava fazendo muito sucesso como lutador profissional e que estava de passagem pelo Brasil. 

( Algumas fontes sugerem que Rikidozam foi o introdutor do do Pro Wrestling no Japão ).

Em 1960, já de volta ao Japão tornou-se discipulo de Rikidozan e estreou profissionalmente no Pro Westling .Foi então que ele adotou seu nome de batente, Antonio Inoki.

Após a morte de seu primeiro mestre, Rikidozan, - e desfazer a parceria com Giant Baba, seu antigo companheiro de Dojô e de ringue - Inoki juntou-se ao time de Karl Gotch ( um Alemão oriundo do Pro Wrestling ) já nos anos 70. 

No Dojo de Karl Gotch eles praticavam uma derivação chamada Shoot Wrestling, além de uma síntese do Muay Thai e do Sambô, e complementavam com técnicas de Yoga e meditação para aumentar a concentração, força e tolerância á dor.

Foram companheiros de Inoki nesta empreitada Satoru Sayama (Tiger Mask I), Tatsumi Fujinami,Yoshiaki Fujiwara e Akira Maeda que além de pro-wrestlers eram peritos em diversas artes marciais, portanto próximos do ideal moderno dos Total Fighters.

Seu maior desafio foi o duelo contra o Campeão Mundial de Boxe Muhammad Ali, dentro do contexto do " Desafio Inoki "que procurava mostrar qual a mais eficiente  modalidade de combate, o Pro Wrestling ou o Boxe. 

Este combate  foi considerado o precursor do MMA moderno, pelo menos no Japão.

Bastante popular no país, Inoki tornou-se Senador em 1986 e no campo politico  ele obteve conquistas tão gloriosas quanto em sua carreira esportiva. 

Durante seu mandato de 6 anos, procurou colocar em pauta temas como a paz no Oriente Médio, dentre outros feitos.

( Países Islâmicos não eram estranhos á Inoki. Ainda em 1976, ele já havia enfrentado o famoso Wrestler Paquistanês Akram Pahalwan diante de um estádio repleto com cerca de 50.000 espectadores. Na ocasião, Inoki não só venceu como deslocou o braço do seu oponente ).

Em 1990 visitou o o Iraque onde negociou com a família de Saddam Hussein a libertação de prisioneiros japoneses em troca da realização de um evento de lutas naquele País. 

Mas nada se compara ao feito realizado por ele em 1995, quando uma crise nuclear estava prestes á estourar e assim iniciar uma guerra com a vizinha Coreia do Sul e o Japão, após a morte do ditador Kim II Sun.

Por ter sido aluno de Rikidozan, Inoki conquistou a simpatia do recém ditador Kim Jong II e conseguiu convece-lo dos benefícios de um evento de lutas em seu País.

As lutas foram realizadas no Rungrado May Day Stadium, que só é utilizado em eventos especiais como o aniversário do ditador e poucos jogos de futebol. Eles obtiveram um público recorde de 150.000 pessoas no 1º dia e 190.000 no 2º dia, que prestigiaram espetaculares lutas, com Antonio Inoki fazendo a principal delas.

Estiveram presentes convidados ilustres, como o já citado Campeão Mundial de Boxe Muhammad Ali,e o evento batizado de Collision in Korea entrou para a história como o maior evento de lutas de todos os tempos e um dos maiores da diplomacia esportiva da história, perdendo apenas para a Copa do mundo e Olimpiadas.

Atualmente, a Coreia do Norte continua á receber eventos de lutas, entre estes o IGF promovido por Antonio Inoki, não com o mesmo público do evento pioneiro, mas sempre bem aceito, até mesmo pela família de Ditadores, que segundo algumas fontes,  são fãs de lutas e amigos pessoais de Inoki.
Inoki, já havia se convertido ao islamismo desde 1990 mas só em Dezembro  de 2012  revelou que seu novo nome muçulmano é Muhammad Hussain. Ele também deseja se tornar um símbolo da tolerância religiosa.
Ainda em Dezembro de 2012 ele retornou ao Paquistão para comemorar os 60 anos da relação entre Japão e Paquistão e também prestigiar uma competição de Wrestling em prol da paz internacional realizada em Islamabad.
O inicio da contribuição de Inoki para o mundo do MMA se deu no final dos anos 90, quando se tornou um dos produtores do Pride, e em 2003 quando em uma parceria com Wallid Ismail, deu inicio ao Jungle Fight.
Ainda hoje nos eventos do Inoki Genome Federation ( IGF ) Inoki intercala lutas de MMA com as de Pro Wrestling em uma mesma edição, fato que sempre desagradou aos fãs Hardcore do MMA.

Contudo, isso irá mudar, pois o Ex - Senador acaba de lançar uma nova série de eventos que se chamará Inoki Genome Fight, no qual todas as lutas serão realizadas sob as regras do MMA.

O Inoki Genome Fight 1 será realizado dia 4 de Abril de 2014 no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio, no Japão.

Para este evento já foi anunciado o confronto entre Satoshi Ishii - Judoca campeão olímpico em Sydney e nova esperança dos Japoneses em MMA - contra Phil De Fries.

O segundo evento do Inoki Genome Fight ( IGF 2 ) sob o formato exclusivo de MMA será realizada em Tóquio, em agosto.

A antiga série IGF será chamda àpartir de agora apenas Genome, e será composta apenas por shows de Pro Wrestling, tendo seu retorno agendado para os dia 13 de julho, em Fukuoka, e 13 de outubro na Prefeitura de Aichi.

Ambas as séries só farão parte de um mesmo Card durante o Inoki Bom-Ba-Ye, tradicional evento de Reveillon durante a virada de ano japonesa para 2015.

Da Redação
Rio de Janeiro ,RJ
*Texto do Colaborador Oriosvaldo Costa

0 comentarios:

Publicar un comentario

Con la tecnología de Blogger.