sábado, 1 de febrero de 2014

MMA será oficialmente legalizado em New York

New York é o único estado dos EUA onde as competições de MMA profissionais não são legalizadas.
Ou melhor : onde estas não são remuneradas, vide as regras serem as mesmas sob quais os atletas recebem premiações em dinheiro para competir país á fora.

E até por que entidades mundiais que regem outros esportes de combate também sancionam tais eventos.



Mas isto poderá mudar á partir deste ano já que dois novos Projeto de Lei concorrem para a legalização do MMA naquele estado.

Um recebe o UFC ( maior evento do mundo no gênero ) de braços abertos .

O outro levanta alguns obstáculos burocráticos, mas permite, finalmente, a sua realização.

Autor deste ultimo projeto de Lei, o Senador Brad Hollyman - apesar de contrário ao MMA - afirma : ” Nós estamos enfrentando uma enorme entidade corporativa que tem um monte de interesses financeiros, e é preciso ver a realidade : 49 estados já legalizaram o MMA. Ele acabará por chegar a Nova York. No entanto o esporte tem que evoluir antes de ser legalizado profissionalmente em nosso estado. Se não podemos manter o MMA fora de Nova York, temos de abordar a questão das lesões cerebrais para os lutadores de MMA. O UFC terá de assumir mais responsabilidades".

Ele afirma que o outro Projeto de Lei não poderá fornecer proteção suficiente aos lutadores e que se o seu projeto for aprovado caberá á organização do UFC assumir mais responsabilidades ainda por quaisquer lesões na cabeça sofrida pelos lutadores, durante, após ou mesmo tardiamente em suas carreiras.

O UFC poderia operar em Nova York sob o projeto de lei de Hoylman, mas levaria dois anos para se criar as comissões e cuidar das precauções de segurança que a lei pede.

Lawrence Epstein, vice-presidente executivo do UFC concorda : "No final do dia, a boa notícia com relação ao senador Hoylman é que ele finalmente concordou que o MMA deve ser regulamentado ".

Esta é realmente a grande tendência em todo o mundo.

Mesmo no Canadá, por exemplo,  o MMA foi finalmente ” descriminalizado ” em 5 de junho de 2013. Antes desta data o Código Penal canadense - em sua sessão 83 (2) - considerava legais lutas onde se utilizasse apenas os punhos, e isso perdurou por muitos anos. 

Havia, inclusive, um pedido da Associação Médica do Canadá para que o esporte fosse banido do país.
Mas á partir de 2013 foi sancionada uma nova lei que deu poder independente ás províncias canadenses para criar comissões atléticas que visam regular e sancionar lutas profissionais de MMA.

Há muita cooperação,Realmente, para o crescimento do MMA em todo o mundo e é dever de Legisladores modernos apoiar tal modalidade.

Nova York não poderia ficar para trás e esta é a boa noticia até aqui.

Com a aprovação do novo Projeto de Lei - qualquer que seja ele - e o período para os novos trâmites legais, se tornará cada vez mais próxima a realização de uma edição do UFC no Madson Square Garden.

Da Redação
Rio de Janeiro ,RJ
*Texto do Colaborador Oriosvaldo Costa

0 comentarios:

Publicar un comentario

Con la tecnología de Blogger.