miércoles, 26 de febrero de 2014

"O Saam Pai Fat do Weng Chun"

"O trabalho corporal secreto do Saam Pai Fat"

Aumente o seu poder marcial aprendendo o trabalho corporal da arte secreta Weng Chun do Saam Pai Fat, “Trêsreverencias a Buda”. Explore sua sabedoria e seu significado espiritual pela mão do pioneiro do Weng Chun, o mestre Andreas Hoffmann, voltando ao Hong Kong dos anos oitenta, em sua intrépid aprendizagem  com os últimos Mestres de Weng Chun.




"Hong Kong 1986
- o Saam Pai Fat entra na minha vida"

O meu Mestre de Wing Chun queria apresentar-me a Wai Yan, o Grão Mestre do Weng Chun Kung Fu. Nos encontrávamos na transitada Waterloo Road, em frente de um mercado. Exactamente aí, no meio de todas aquelas lojas, se encontrava a Meca do Weng Chun, a Dai Duk Lan, onde tantos mestres famosos tinham lutado e treinado.Eu contava 19 anos de idade e o meu sonho era aprender o Kung Fu original na China. Em um daqueles locais, dois honráveis idosos faziam Kiusao. 

Eu conhecia um exercício similar do meu Wing Chun Chisao, mas estes Mestres estavam realizando-o de uma maneira diferente, usavam todo o seu corpo em cada movimento, mesmo quando se tratava de um movimento pequeno, o que fazia que os seus movimentos fossem muito flexíveis e poderosos. Tudo parecia muito harmonioso e o meu cérebro treinado no Wing Chun, duvidava de que aquilo fosse efectivo. Era suficientemente rápido? Não era o punho directo a ligação mais curta com o meu oponente? Mas para além disto, era impressionante ver como aqueles Mestres combinavam sem esforço socos, pontapés, derribamentos e agarres.Depois, o Grão Mestre Wai Yan deu-nos as boas-vindas, apresentou-me ao seu aluno o Grão Mestre Lau Chi Long e convidou-me a fazer um combate de treino contra ele. Eu logo aceitei, posto que com o meu orgulho juvenil eu pensava: “Se soubessem que bom que sou!…, mas terei cuidado com ele, porque é muito idoso…”

Quando me enfrentei com o idoso Mestre, a coisa foi completamente diferente, tudo quanto eu fazia era utilizado pelo GM Wai Yan, que usava a minha própria força contra mim e usava o seu corpo como força de alavanca, fazendo uns estranhos movimentos em arco para me derribar, para me agarrar ou até para me bater desde um ângulo melhor. Os meus ataques directos sempre acabavam no ar e o GM Wai Yan sempre parecia ter prazer em me agarrar. Esta foi a primeira vez que constatei o poder da aplicação do Saam Pai Fat. Depois, passei a ser um aluno do GM Wai Yan no famoso Dai Duk Lan e seguindo a tradição (Baisi), comecei a treinar Saam Pai Fat no velho boneco de madeira.

"O nome Saam Pai Fat vem dos Guerreiros Budistas de Shaolim"
Qual é o significado de Saam Pai Fat?

Para nós, Budistas praticantes de Chan (Zen) o Saam Pai Fat era e é um exercício diário básico de reverenciar Buda, é Dharma e Sangha. Buda como o símbolo do nosso potencial; Dharma, as ensinanças para alcançar esse potencial e Sangha, toda a gente que está no mesmo caminho.

Os exercícios diários de reverência fazem do nosso corpo uma máquina poderosa e isso purifica e concentra a nossa mente. Todos os caminhos de sabedoria Shaolim se concentram numa forma e daí este nome: Saam Pai Fat.


Saam Pai Fat = 
Saam - três vezes,
Pai- reverenciar, 
Fat - Buddha.
Saam - três posições para Buda com um significado espiritual Dharma e
Sangha, posição para o conceito do Céu do Weng Chun, Homem e Terra.
Pai - Fazer a reverencia proporciona ao praticante um modelo da ferramenta
de treino que necessita para o combate, a defesa pessoal e o trabalho corporal
para uma visão multidimensional.
Buda é o símbolo do despertar do próprio potencial para proteger, curar,
inspirar e apoiar outros seres.

"Saam Pai Fat no Weng Chun"

Segundo a tradição oral do Mestre Wai Yan e da família Lo, o Saam Pai Fat se tornou a forma mais importante do Weng Chun porque os conceitos do Saam Pai Fat passaram a ser o coração e a característica do resto das formas e movimentos. Historicamente, os guerreiros Shaolim ensinaram o Saam Pai Fat nos juncos vermelhos e os mestres dos juncos vermelhos o ensinaram apenas a estudantes muito selectos. O resto dos estudantes deviam ficar a saber apenas outras formas e conceitos.

Fung Siu Ching, herói do Weng Chun, ensinou o Saam Pai Fat apenas a alguns de seus estudantes especiais, os irmãos Lo. Fung Siu Ching tinha estado   gravemente doente, sendo curado pela família Lo, que eram herbanários. Foi assim como depois escolheria estes irmãos como seus sucessores. A
família Lo e o GM Wai Yan fizeram possível que outras linhagens do Weng Chun/Wing Chun tivessem acesso ao maravilhoso Saam Pai Fat na famosa Meca do Weng Chun, o Dai DuK Lan,em Hong Kong. Andreas Hoffmann seria o último estudante do Dai Duk Lan sob a tutela do GM Wai Yan e actualmente continua ensinando o Saam Pai Fat.

"Saam Pai Fat no Wing Chun?"

É interessante que a gente de Wing Chun denomine a sua terceira secção Siu Lim Tao Saam Pai Fat. Além de tudo o mais, podemos encontrar muitos movimentos do Weng Chun Saam Pai Fat simplificados, em algumas formas do Wing Chun. Aí podemos ver as estreitas ligações que tem
havido entre o Weng Chun e o Wing Chun.

"O estudo do Saam Pai Fat"

Estão prontos para a revolução? No Saam Pai Fat o praticante de Weng Chun a p r e n d e   m o v i m e n t o s  c o r p o r a i s especiais, o que constitui uma revolução dos s e u s conhecimentos prévios de Weng Chun. Graças à compreensão dos mecanismos do corpo e com a evolução do Qi é possível desenvolver um enorme poder e uma grande velocidade quase sem esforço. 

A característica principal deste nível é o movimento de rotação e ondulação do corpo (Wan Wun Yiu Tiet Ban Kiu), que lembra alguém fazendo uma reverência.

O Saam Pai Fat ensina a orientar-se na direcção do Céu, do homem e da terra; são a expressão do espaço, a força da gravitação e a energia do Shaolim Chan e as Artes Marciais.

O espaço entre dois combatentes divide-se em três distâncias e três alturas: Céu (Tien), Terra (Yan), e Homem (Dei). A consciência e a sensibilidade são as habilidades básicas para sentir todas as direcções e todas as dimensões para controlar a linha central (equilíbrio) do atacante e para aplicar uma variedade de ferramentas que o deixarão incapaz de combater (Fok).

"O Céu, o Homem e a Terra do Saam Pai Fat, fundamentos do combate em três dimensões"

O Céu, do ponto de vista da distância,está representado pelos batimentos de mãos e pernas numa situação de combate sem contacto. Desde a altura (céu) se age contra a parte alta do corpo. O ponto de referência do Céu se ensina através da técnica de Weng Chung Kung Mei - ataque às sobrancelhas - e é o Dan Tien mais alto ("campo de energia").

O Homem, do ponto de vista da distância, está representado pelas cotoveladas e as joelhadas numa situação de combate em que há contacto com o oponente. Desde a altura homem se age contra a parte média do corpo, o ponto de referência do homem é o triângulo formado com a garganta e os dois mamilos. Mais especificamente é o ponto de Acupunctura Ren 17, que é a porta ao Dan Tien médio.
A Terra, do ponto de vista da distância está representada pelos batimentos de cabeça, de ombro e de anca, na situação de combate em que se entrou em contacto com o tronco do adversário. Desde a altura terra se age contra a parte baixa do corpo. O ponto de referência da Terra é o ponto de Acupunctura Qi Hai (abaixo o umbigo) que é a porta ao baixo Dan Tien.

NOTA :  ( Retirado do livro Weng Chun Kung Fu ).
http://www.weng-chun.com/

Texto Por Sifu Andreas Hoffmann

0 comentarios:

Publicar un comentario

Con la tecnología de Blogger.