martes, 1 de abril de 2014

UFC analisa novo documento médico.-

Um lutador de MMA pode sofrer uma lesão cerebral traumática em quase um terço das lutas profissionais - muito mais do que a taxa das tais lesões no Hóquei, Futebol Americano e mesmo Boxe, sugere um novo estudo da Universidade de Toronto e publicado no American Journal of Sports Medicine, uma das primeiras revista científicas à abordar a crescente questão dos abalos no MMA cada vez mais concentrados na questão dos traumas na cabeça.

Tema quente no mundo do Hóquei e do Futebol Americano, os abalos podem resultar em danos estruturais no cérebro, a " Encefalopatia Traumática Crônica " também conhecida como demência pugilística, mas recebeu relativamente pouca atenção no mundo do MMA.

Com o fracasso do " Lobby " da Associação Médica do Canadá que pedia a proibição do esporte naquele País, agora pesquisadores da Universidade de Toronto dizem ter estudado sete anos do Ultimate Fighting Champíonship ( UFC ) e com isso o número de suspeitas de lesões no MMA subiu, aproximando-o um pouco mais  do Boxe, Hóquei e futebol Americano, como informa o novo estudo.

O contra senso é que esse novo estudo, que conta - também - com a  participação do Prof. Hutchison e Médicos do Hospital St, Michael em Toronto, Canadá, não envolve diagnóstico médico real de lutadores de MMA.

E entretanto, estes pedem agora a proibição da prática somente entre os jovens e mais regras ao nível profissional que limitem o ataque à um lutador caído e impossibilitado de se defender. Isso aumentaria a segurança no esporte.

A solução encontrada foi pedir a adoção da contagem até 10 - à semelhança do que acontece no Boxe - e à partir daí o juiz decidiria se a luta prosseguiria ou retornaria em pé.

Eu, particularmente, acho que a Associação Médica de Ringue deve se pronunciar. Ela sabe o período para a recuperação de um lutador grogue. Afinal, é para isso que ela existe.
Poderiam estipular esse tempo ( à semelhança da contagem até 10 ) para o adversário iniciar o Ground and Pound.

Lembro até que Bob Meirowitz sugeriu algo parecido antes de vender o UFC para a Zuffa LLC.

O UFC está analisando o " documento médico técnico " , mas ainda não se pronunciou oficialmente.
O futuro chegou. Será que o UFC vai adotar novas medidas de segurança ou manterá o formato atual que tanto agrada os fãs ávidos deste que é o esporte que mais cresce no mundo ?

* Texto do colaborador Oriosvaldo Costa



0 comentarios:

Publicar un comentario

Con la tecnología de Blogger.