martes, 1 de abril de 2014

Renata Balestrini : A força do Hung Gar no MMA.-

Renata Balestrini é literalmente uma descendente de italianos com alma chinesa.

Ela treina desde os 6 anos de idade, tendo inciado sua prática no Kung Fu estilo Hung Gar com um aluno do Mestre Li Hon Ki em São Paulo. Aos 14 anos se tornou discípula direta do próprio Mestre.

Em 1999 fez a primeira viagem para a China, país que faz questão de visitar à cada três anos e ainda hoje se sente honrada em ser discípula do Mestre Li Hon Ki.

Renata afirma que independente do estilo de Kung Fu ou de arte marcial que a pessoa pratique, quem é “lutador” ou “lutador” irá de uma forma ou de outra procurar por eventos que não utilizem muitos equipamentos de proteção.

No caso dela que nunca gostou de usar tais equipamentos, iniciar nas competições de MMA foi um processo natural em sua evolução como lutadora e sempre contou com o apoio do seu Mestre pois este gosta que seus alunos representem o Hung Gar.

Contudo, o inicio não foi nada fácil.

Tendo estreado à mais de dez anos aqui no Brasil, quando a modalidade ainda era chamada de Vale Tudo e sem muitas opções para lutar, Renata teve que participar de lutas clandestinas e confessa que hoje em dia nem às chamaria mais de esporte.

Como sempre gostou de lutar, continuou focada em seus objetivos até que surgiram as primeiras oportunidades nos eventos promovidos nas atuais regras de MMA, as “regras profissionais unificadas”.

Foi escalada para lutar contra Jennifer Maia no Power Fight Extreme, que seria realizado no Circulo Militar de Curitiba mas o evento foi cancelado horas antes do seu inicio por uma demanda judicial.


Até que finalmente conseguiu desencantar na modalidade e quem presenciou ainda se recorda da acirrada luta contra Ariane Monteiro vencida por decisão unânime após três Rounds no Nitrix – Show Fight 4, disputado em Balneário Camboriu, Santa Catarina.

Hoje ela tem 3 lutas oficias e complementa sua preparação para o MMA com a equipe magoo Jiu jitsu do Paraná, visto ter montado também sua escola de Hung Gar na cidade de Londrina.

Ela não incentiva a prática do MMA em sua escola ou filiais e prefere ensinar somente o Hung Gar tradicional, já que a maior parte dos representantes de kung fu “migra” para as artes que tem visibilidade.

( Ela me confessa que não sabe por que muitos professores de kung Fu se graduam em Muay Thai, visto o Boxe Chinês oferecer as mesmas técnicas ).

Mas acrescenta que a tendência é os lutadores de Boxe Chinês e Kung Fu procurarem o MMA, devido à visibilidade.

Devido à uma lesão no joelho Renata teve de ficar um ano sem lutar, mas já se recuperou e pretende voltar à lutar no segundo semestre de 2014, pois para ela o MMA é um desafio pessoal.

Antes disso, do dia 16 até 18 de Maio Renata estará competindo na modalidade Shuai Jiao ( Judô Chinês ou Wrestling Chinês ) durante o Shuai Jiao World Tournament, que terá lugar em Roma, Itália. Na ocasião ela se fará acompanhada de grão mestre Li Wing Kay ( irmão do seu mestre Li Hon Ki ).

o irmão de Renata, José Balestrini, também irá competir.

Inteligente, a Mestre em Kung Fu aproveitou o período de recuperação para escrever um livro, pois não há muito material referente ao Hung Gar no Brasil e com isso contribuir com a arte que tanto ama também de uma outra forma.



0 comentarios:

Publicar un comentario

Con la tecnología de Blogger.